Acontece Arquitetura por aí Tendências Design Objeto de desejo Nossos projetos

CERSAIE – LANÇAMENTO DE TENDÊNCIAS EM BOLONHA

Seguindo a nossa sequência #madeinitaly, que começamos com o último post, essa semana cruzei o atlântico para conferir, em primeira mão, o lançamento de tendências em materiais de revestimentos cerâmicos e mobiliários para banheiros, cozinhas, espaços gourmets e outros locais, em Bolonha, na Itália.

O salão internacional CERSAIE acontece anualmente em setembro e é referência mundial no mercado da Arquitetura. Em média novecentos expositores e mais de cem mil visitantes participam do evento, que esse ano contou, dentre outras apresentações, com uma conferência com a premiada arquiteta catalã Carme Pinós.

Ponto de encontro cativo de interessados em conhecer novas soluções visuais e tecnológicas para o setor, a CERSAIE foi um dos meus destinos para mais uma troca de informações e pesquisa de tendências emergentes no design e arquitetura. Conferi várias novidades e vou contar um pouco do que aconteceu para vocês!

Vamos a elas?

REVESTIMENTOS

As réplicas de pedras, madeiras, tijolos e outros revestimentos se aperfeiçoam cada vez mais. Os porcelanatos em grandes formatos, variando até 3,60 x 1,20 estão entre as novidades e emulam mármores clássicos e outras pedras, como o ônix, uma das tendências mais fortes que vi. Praticamente todas as marcas trabalharam.

As releituras de ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses continuam em alta, trazendo sua aplicação em materiais diferenciados, como o painel da Mosarte, que trouxe o mosaico estampado em pedra translucida!

cersaie1

cersaie3

02

cersaie6

cersaie10

10708333_711689275592349_1088945515_n

Mosaico Mosarte

01

As formas geométricas e os revestimentos 3d, que já eram tendência na última EXPO Revestir (Reveja essa matéria aqui), em São Paulo, confirmam a veia futurista lançada pela moda e o design. Assim, os visuais triangulados –  inspirados na Triangulação de Delauney -, são belamente revelados nos revestimentos em alto relevo e em materiais diversos, como pedras, madeiras e cerâmica.

cersaie7

14

cersaie8

CORES

De forma geral vêm mais neutras, talvez para acompanhar o urban style que chega super forte, com revestimentos que replicam o concreto ou tijolos aparentes, em tons de cinza, preto e branco.

03

0405

BANHEIROS

Lugar de bem estar e relaxamento, os banheiros são o novo “ponto nobre” da casa. A idéia é fazer dele um ambiente mais sofisticado e integrado com os demais ambientes.  Na CERSAIE ele ganha destaque como um espaço para ser acuradamente projetado e mobiliado.  Cubas, bacias sanitárias e banheiras apareceram com design inovador. De cair o queixo!

Banheiras Freestanding estão super em alta, seja com o tradicional estilo Vitoriano ou com design e tecnologias modernas, como air massage (tecnologia de massagem como micro bolhas de ar) e led (para cromo terapia). ♥♥

Os metais em preto, branco e dourado também marcaram presença na CERSAIE.

Além dessas peças, o piso do box em peça única produzido em fibra – bastante usado em hotéis fora do Brasil, vem com novas cores e design para atrair mais adeptos. Trata-se de uma forma mais eficiente para construir e minimizar os problemas com a infiltração.

Cubas adaptadas em cômodas bombê levam para os banheiros um ar mais clássico e imponente.

0708

091011

CERSAIE15

13

cersaie20

Pisos Modulados para Box

 

06

CERSAIE23

INTEGRAÇÃO DE ESPAÇOS

Os ambientes estão definitivamente cada vez mais integrados, por esse mesmo motivo as cozinhas têm cada vez menos cara de cozinha, assim como os banheiros estão mais alinhados com uma estética mais sofisticada, conforme apontamos anteriormente. Na CERSAIE encontramos uma geladeira que, fechada, parecia um armário, diversas cômodas embaixo das cubas, conferindo a elas um visual mais arrojado, bancadas de cubas que se fecham, entre outros.

12

cersais23

10453161_711692505592026_5786191_n

10711471_711691472258796_1855570362_n

Funcionalidade e beleza, quem não quer? 😉

Deixe seu comentário