Acontece Arquitetura por aí Tendências Design Objeto de desejo Nossos projetos

CERSAIE 2018: TENDÊNCIA E ESTILO EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS E MOBILIÁRIO PARA BANHEIROS

Sim, isso é uma cerâmica. “The reading room” – @marazziceramiche  via IG @cersaie.

A Cersaie, Exposição Internacional de Revestimentos Cerâmicos e Mobiliário para Banheiros é considerada o evento mais importante da indústria ceramista mundial e acontece anualmente em Bolonha, na Itália.

Confira a edição na qual estive presente pessoalmente aqui. 

@alfaluxceramiche via IG @cersaie

Esse ano, entre os dias 24 e 28 de setembro, produtos e locais de trabalho saudáveis, produção sustentável, cuidado com o meio ambiente, foco no contexto internacional e o papel da Europa na corrida global são temas-chave explorados na conferência inaugural mas também no contexto da feira em si, através das propostas apresentadas.

“Nextone” – @stile.italia.ceramiche via @cersaie.

A Cersaie é como uma fashion week dos revestimentos cerâmicos e mobiliário para banheiros. As superfícies cerâmicas se vestem das tendências que andam lado a lado com a moda, inclusive com grandes nomes do setor assinando coleções – como Valentino e Roberto Cavalli, que você confere nas imagens abaixo:

“Majestic” by Valentino – @ceramichepiemme via IG @cersaie.

“Glam” –@robertocavallihome_interiors – via IG @Cersaie.

A tendência maior parece ser o sob medida, já que as fábricas apresentam propostas cada vez mais variadas em catálogos cada vez mais amplos, para assegurar que o desejo do cliente seja atendido. Uma espécie de sob medida industrial, se é que isso é possível.

Um dos destaques apresentados na mostra são as fissuras invisíveis sulcadas a jato de água, aos grandíssimos formatos, onde a estética é beneficiada pela tecnologia de ponta.

Tamanhos extraordinários na #Ava – @italcergroup  – via IG @cersaie.

O mosaico retorna com força, o geométrico hiperrealista também encontra a sua vez. Técnicas milenares e digitais se encontram para produzir efeitos intrigantes, sugestivos.

“Twenty” – @edimaxastor_ceramiche – via IG @cersaie..

“Cocciopesto” – @ragno_ceramiche – IG via @Cersaie.

Imagem ©Divulgação.

Do encontro entre o vidro e polímeros resulta a série Vetrite, peças de grandes dimensões que são a evolução do mosaico em escala GG. Como sempre, o aspecto tridimensional tem seu lugar na mostra, como é o caso do 3D Dust.

Aquele mármore que você respeita by @lafabbricaceramiche @italcergroup – via IG @Cersaie.

A Cersaie é bem democrática, é um espaço para arquitetos, designers de interiores e não só, já que artistas gráficos também colaboram com muitas fábricas de cerâmica no desenvolvimento de prints e texturas exclusivas para as superfícies. Além disso, conferências, treinamentos e meetings são realizados durante o evento: tão plural que existe um espaço dedicado a workshops e demonstrações sobre como assentar revestimentos 🙂

“Magnolia” – @ceramichesettecento  – via IG @Cersaie.

Imagem ©Divulgação.

Imagem ©Divulgação.

Tilling town na Cersaie 2018

Tilling town ou algo como “cidade do ladrilho” é o nome dado ao espaço onde acontecem treinamentos diversos sobre como instalar os revestimentos cerâmicos – e hoje em dia uma infinidade de maneiras são possíveis. Imagine você que cada desenho numa cerâmica pode derivar mosaicos diversos, além da gráfica, com peças de tamanhos diferentes também.

Imagens via IG @Cersaie.

Carla Juaçaba

A arquiteta brasileira Carla Juaçaba é um dos nomes em destaque na Cersaie 2018, realizando uma conferência que faz parte do programa cultural “construindo, habitando, pensando” presente no evento. Em 2013 Carla foi vencedora do ArcVision Woman and Architecture Prize, e sua prática profissional envolve projetos públicos e privados para casas e programas culturais.

Abaixo, mais alguns destaques e tendências na mostra:

Banheiros

Todas as imagens via IG @Cersaie e Divulgação.

Texturas & tons de cinza

Todas as imagens via IG @Cersaie.

Algumas cores

Todas as imagens via IG ©Cersaie.

A Cersaie é, portanto, uma das principais referências para profissionais da arquitetura, design de interiores, construção e até mesmo a moda. Num mundo onde os universos se visitam, dialogam, sobrepõem, é interessante observar que até mesmo um evento sobre cerâmicas e banheiros desperte tanta curiosidade e tenha tanta repercussão quanto a Cersaie.

Para acompanhar de perto:
www.cersaie.it
IG: @cersaie
facebook.com/cersaie

 

Deixe seu comentário