top of page

CASA FIRJAN: NOVO CENTRO DE INOVAÇÃO É INAUGURADO

Entre o passado e o futuro, arquitetura do complexo preserva a história do Palacete Linneo de Paula Machado em simbiose com novo prédio de características contemporâneas.


Imagem via Veja Rio


Imagem via Veja Rio


A Federação Nacional das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) acaba de inaugurar um centro de inovação em Botafogo, no Rio de Janeiro, batizado de Casa Firjan. Com um investimento de 119 milhões de reais, são 10 mil metros quadrados de terreno e 7500 de área construída. O complexo cultural reúne um casarão histórico, um prédio contemporâneo com quatro andares, duas casas geminadas e um jardim.

A ideia do espaço é servir como um cluster de formação profissional para os mais variados segmentos da Indústria Criativa. O projeto é assinado pelo Atelier 77 e a sua proposta é conectar as áreas internas e externas de forma fluida. O novo edifício tem três pavimentos, fachada de vidro e dois blocos que conectam o primeiro e o último andar.


Imagem via Veja Rio


O planejamento privilegia ainda sistemas de refrigeração e iluminação de baixo consumo de energia e reaproveitamento da água da chuva, num sistema verde. Tal estratégia garantiu um prêmio de arquitetura sustentável ao projeto.

Palestras, workshops, cursos, aulas imersivas e laboratórios, além de atividades culturais, como exposições, apresentações musicais, sessões de cinema ao ar livre e um restaurante fazem parte da multiplicidade de opções para ocupar o local. Como declara o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, em recente entrevista para a Veja Rio, “A multiplicidade é uma das marcas da inovação. Por isso, seremos um local conectado com outras referências dessa área. Aqui a divergência ideológica e o conflito de gerações serão bem-vindos”.


Imagem via Veja Rio

Imagem via Veja Rio

Imagem via Veja Rio


Uma das referências para a ideia é o Waag Society & Fablab, de Amsterdã e o Space 10, de Copenhague. Através de plataformas de mobilização e difusão, o centro pretende trabalhar com a economia do conhecimento. Uma das referências para a ideia é o Waag Society & Fablab de Amsterdã e o Space 10 de Copenhague. Através de plataformas de mobilização e difusão, o centro pretende trabalhar com a economia do conhecimento. A ideia é estabelecer parcerias de forma a criar uma rede de colaboradores com diferentes saberes.


Palacete Linneo de Paula Machado



O Palacete Linneo de Paula Machado remonta o início do século XX, com estilo eclético francês e assinatura pelos arquitetos Joseph Gire e Armando da Silva Telles (o Palácio Laranjeiras também é deles). A imponente construção conta com um pórtico destinado a carruagens, vitrais e pisos em mosaico de madeira e pastilhas de vidro com folhas de ouro. Exemplo cada vez mais raro do gênero arquitetônico no Brasil, assim tão bem preservado, é mais um motivo para visitar a casa Firjam.

A programação inicial do centro de inovação tem como tema a transformação, com exposição de fotos e objetos que retratam os pioneiros da indústria no Rio de Janeiro às mudanças profissionais vivenciadas nos últimos anos. Um túnel interativo também está sendo montado no jardim da casa. Os preços são populares, 10 reais a inteira ou 5 reais para idosos, estudantes e moradores de Botafogo. Da próxima vez que estiver no Rio, vale o passeio!

bottom of page